Talhões: o que são? Qual a definição e como gerenciá-los?

  • Conceito:

    Em linhas gerais, os talhões são frações de uma mesma área produtiva do imóvel rural. São as divisões do terreno de uma fazenda. Ainda, em outras palavras, são as áreas do terreno individualizadas do restante.

 

  • Critérios de Divisão e Finalidades dos Talhões:

    Tais divisões devem levar em conta a diferença do solo, a topografia regional, o tipo de colheita, a área cultivada, a variedade da cultura e o tipo de plantio; determinando-se e criando-se os talhões pelas características semelhantes. Sendo a sua principal finalidade dar praticidade às operações agrícolas (plantio, tratos culturais, logística de escoamento, dentre outras) e possibilitar um controle mais apurado e real do produtor rural sobre os custos de produção. Assim, a divisão da área agricultável e a determinação dos talhões de acordo com as características semelhantes, confere ao produtor rural uma melhor compreensão de cada área da fazenda, possibilitando-lhe tomar decisões estratégicas e mais assertivas, seja do ponto agronômico, administrativo, logístico ou financeiro.

 

  • Tamanhos:

    Em regra, os talhões são dimensionados com 300 metros de largura e comprimento na casa dos 500 metros a 01 quilômetro, com formatos preferencialmente retangulares. Entretanto, tais valores são apenas referenciais e não fixos, por depender da análise do caso concreto e das características do imóvel rural.

 

  • Conclusão:

    Portanto, conclui-se que os talhões são frações de uma mesma área agricultável da fazenda, que são dimensionados e divididos de acordo com a diferença do solo, a topografia regional, o tipo de colheita, a variedade cultivada e o tipo de plantio etc. E tem como objetivo permitir ao produtor rural ter um controle mais apurado sobre os processos, as atividades e os custos de produção, e, uma gestão mais organizada e assertiva.

Talhões: o que são? Qual a definição e como gerenciá-los?

Mais conteúdo